Escritor de livros infantis Paulo Netho
Menu

Quem é o

Paulo Netho

Um poeta com muita poesia na cachola

Conheça o Paulo Conheça o Paulo

Quem é o Paulo Netho
Como fazer amigos? Ilustração: Augusto Rodrigues
Como fazer amigos? Ilustração: Augusto Rodrigues

Publicada em 18/04/2022

Outro dia, o meu amigo Chico dos Bonecos me deu um livro antigo do Pedro Block. Antigo é modo de dizer. Lendo o mundo infantil retratado pelo autor, descobrimos que o mundo infantil é mesmo cheio de mistério e poesia, suspense e humor. Uma das coisas que mais mexeu comigo foi essa questão que coloquei no título: Como fazer amigos? 

Será que alguém pode me responder? Dizem que essa é uma lição que se aprende num livro famoso; um que nem sei quem escreveu. Acho que o próprio Dr. Block foi quem primeiro veio com essa ideia naquele livrinho maravilhoso dele “Criança diz cada uma”. 

Sinceramente, não sei como fazer amigos: eu não li esse tal livro! Então não sei, e, pronto. Mas cá entre nós, o que criança quer mesmo é brincar e não ficar pensando em táticas para fazer e angariar novos amigos. Aliás, elas são craques nessa arte e nem precisam se esforçar pra isso. 

Eu penso como o Pedro Block, ele acha que “ninguém faz amigos, amigos de verdade, seguindo uma série de regrinhas que não vêm do “lá de dentro”, cultivando uma certa hipocrisia social, mostrando os dentes a propósito de tudo, lisonjeando, bajulando, mentindo”. 

Quer saber de uma coisa? Amigo é amigo e dinheiro é papel pintado. Dizem que essa frase foi o Catulo da Paixão Cearense quem disse. Será que o Catulo também sabia fazer amigos?  


Deseja receber informativos em seu e-mail?

Digite sua Dúvida
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.