Escritor de livros infantis Paulo Netho
Menu

Quem é o

Paulo Netho

Um poeta com muita poesia na cachola

Conheça o Paulo Conheça o Paulo

Quem é o Paulo Netho
Encontrei Sylvia Orthof em Osasco
Encontrei Sylvia Orthof em Osasco

Publicada em 27/05/2022

Quando um livro muito legal cai em nossas mãos, isso dá uma alegria inexplicável. No meu caso, leio sem moderação. Um livro assim vem carregado de levezas, de invenções e sugestões. Estou falando do delicioso Eu chovo, tu choves, ele chove..., da escritora Sylvia Orthof.

Já faz um tempo, cheguei a esse tesouro quando caminhava tranquilamente pela Praça Padroeira do Brasil, no Jardim Agu, em Osasco. O livro estava na vitrine de uma banca de jornal, todo empoeirado sob os olhares distraídos dos pombos que cotidianamente frequentam o local em busca das migalhas caídas dos famosos “dogões” de Oz.

O título me chamou a atenção. Achei genial! Mas, aquele nome... Sylvia Orthof, logo pensei: “se é da Sylvia tem invenção e criatividade! Saquei cinco mangos e comprei essa joia rara da literatura infantil brasileira.

Eu chovo, tu choves, ele chove... é uma peça teatral em homenagem aos dons teatrais da dona chuva. Um texto para teatro infantil, para atores, bonecos e máscaras. Faz parte de uma coleção do Ministério da Educação, dos bons tempos, para o projeto FNDE - Biblioteca da Escola, intitulado Literatura em minha casa e a apresentação é de Ana Maria Machado.

Sylvia brinda o leitor com os seus personagens incríveis, dá até vontade de levá-los para cima e para baixo como o “Ovo Bonifácio”, um ovo moderno que nasceu inteligente.

Sim, in-te-li-gen-te!

Um ovo que sabe que falar é coisa de gente burra. Assim a autora enaltece a testa oval do Bonifácio: "Que silêncio! Um ovo genial, não dá trabalho, um encanto!"
Logo, elegi o Ovo Bonifácio para a galeria de bons personagens do meu coração.

Ah, já ia esquecendo... O Bonifácio é um travesseiro em forma de ovo e sua boca é um zíper. Craque como ela só, a autora ainda nos faz refletir: "Ele não fala, mas pensa! Muita gente não fala, mas pensa... e muita gente não pensa e fala, ouviu? Ele é um Ovo Pensante!"

Então, vivas para a Sylvia e para esse Ovo Pensante!


Deseja receber informativos em seu e-mail?

Digite sua Dúvida
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.