Escritor de livros infantis Paulo Netho
Menu

Quem é o

Paulo Netho

Um poeta com muita poesia na cachola

Conheça o Paulo Conheça o Paulo

Quem é o Paulo Netho
Resenha de Francisco Marques Vírgula Chico dos Bonecos
Resenha de Francisco Marques Vírgula Chico dos Bonecos

Publicada em 21/12/2022


Às duras penas – uma aventura no Reino dos Trava-línguas”, de Paulo Netho, é uma história encantadora — misteriosa como a própria infância.

Para começo de conversa, e para a conversa começar, o autor, no primeiríssimo parágrafo, apresenta o nobre Senhor Domingos Colchão. Logo em seguida, no terceiro parágrafo, o autor anuncia o seu sumiço.

Conclusão: já na segunda página, o leitor fica perdidíssimo...

E para o conforto do leitor, o narrador, generoso, revela que o conto é, na verdade verdadeira, a história da sua procura, a investigação de seus passos. Pegadas na areia? Digitais na geladeira? Sola do tênis na parede?

E o narrador, conversando diretamente com os personagens, vai colhendo pistas no estilo disse-que-me-disse:

Chegando lá, cada um dizia o que bem achava sobre o paradeiro do frango sumido (...)

O engraxate ainda contou que o Domingos riu um bocado.

(...) eis que dou de frente com a dona Consuelo Elo, que me contou que a coisa ficou ainda mais feia para o nosso amigo quando (...)  

E quando, finalmente, felizmente, todas as informações indicam que o tal do Domingos Colchão conseguiu sair do Reino dos Trava-línguas...

O que acontece? Ficamos sabendo, apenas, o que o frango aprendeu.

Apenas?

Às duras penas, nós, que estamos do lado de cá do papel, aprendemos que o personagem principal estava presente na história o tempo inteirinho, bem ali, debaixo do nosso nariz de leitores: a aventura de Domingos Colchão pelo reino dos trava-línguas são as palavras em estado de literatura, em ebulição lúdica, em efervescência comunicativa.

E assim termina esta história: entrou pelo pé do pinto, saiu pelo pé do pato. Quem quiser que eu conte outra que se vire e conte quatro...


Francisco Marques Vírgula Chico dos Bonecos

(Diretamente do Reino dos Trava-línguas)



Deseja receber informativos em seu e-mail?

Digite sua Dúvida
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.