Escritor de livros infantis Paulo Netho
Menu

Quem é o

Paulo Netho

Um poeta com muita poesia na cachola

Conheça o Paulo Conheça o Paulo

Quem é o Paulo Netho

Paulo Netho

Paulo Netho

O que mais ele gosta de fazer é colocar vento nas palavras. Nascido em Osasco, em 7 de setembro de 1964, vendeu camisetas silkadas com as suas poesias e cachorro-quente na porta da Cidade de Deus. Trabalhou como garçom em Londrina -PR e em Campos do Jordão - SP e até  fez carreto na antiga feira de quarta, na Vila Yara, em Osasco-SP.

Cursou Letras na Universidade Estadual de Londrina, mas abandonou o curso. Em 1995, formou-se em Locução pelo SENAC – SP. Escreveu em jornal e teve programa de rádio voltado ao público infantil na Rádio Nova Difusora de Osasco, juntamente com o amigo e músico Salatiel Silva, com quem criou o grupo Balaio de Doi2 e desde 1997, os dois se apresentam constantemente em escolas, teatros, livrarias, bibliotecas, empresas, eventos e até nas ruas.

Quando menino brincou de tudo. Ele queria ser jogador de futebol, mas este sonho foi escanteado, e não demorou nada para despencar —sem paraquedas— no reino das palavras e aprendeu a jogar o jogo dos afetos, o qual joga, há mais de 30 anos, com as crianças e os seus adultos durante as apresentações que costuma fazer presencialmente.

Participou da Bienal do Livro de São Paulo em diversas edições, Londrix – Festival Literário de Londrina - PR – Salão do Livro, em Palmas – TO, FliAraxá – MG, Elicer – Encontro Literário do  Cerrado – MG, 3ᵒ Encontrão Escrevendo com o Escritor – Cataguases – MG, Feira do Livro de Osasco – SP, — Projeto Ônibus-Biblioteca na cidade de São Paulo — e Viagem Literária pela Secretaria da Educação de SP. 

Publicou diversos livros de poemas, contos, trava-línguas e parlendas para crianças de todas as idades. Além de espalhar palavras no papel e na tela, o poeta também gosta de espalhar palavras ao vento.

É autor dos livros:

Meninada; Paulo Pila pedala nuvens; Às duras penas – Uma aventura no Reino dos Trava-Línguas; Bolinho de chuva e outras miudezas, Poesia Futebol Clube, Conversinhas, O grande livro das parlendas; No quarto da Estelinha; Poesia Mágica; O amor é um barato; Como assim?!; A mulher torta; O monstro medroso, entre outros.

Criou a sua própria editora, Cara de Pavio Livros, por onde publica os seus livros.

Prêmios literários:

:: Selecionado para a FDE - Programa Livros na Sala de Aula –2012– com o livro Bolinho de chuva e outras miudezas.

:: Selecionado para o acervo da Coordenadoria Municipal de Bibliotecas - 2022 (SMC/PMSP) – com os livros O Monstro medroso - Medos, medinhos e medões, Conversinhas e Como assim?!

Reconhecimento pelo trabalho:

Em maio de 2023 recebeu da Câmara Municipal de Osasco, por iniciativa da vereadora Juliana da Ativoz, a Moção de Reconhecimento por sua contribuição cultural às crianças e jovens que tiveram (e têm) o prazer de ler seus livros e ouvi-lo recitar e contar histórias nas escolas públicas e particulares do município.


Digite sua Dúvida
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.